logomarca

Estágios Do Casamento

imprimir tamanho da letra: A- normal A+

Estágios Do Casamento


Todos os casamentos saudáveis experimentar mudança e transição. Isso é o que os mantém vivos e crescendo.


O psicólogo americano Paul Tournier disse: “Eu fui casado seis vezes. E todos com a mesma mulher”. Paul Tournier explicou que eles nunca se divorciaram, mas que o seu casamento sempre passou por transições de uma fase para outra.


Todos os casamentos saudáveis experimentam mudanças e transições. Isso é o que os mantém vivos e crescendo. Alguns dos estágios de crescimento são previsíveis, outros não.


Nós fornecemos uma visão geral dos estágios de Casamento. Então, para simplificar, dividimos união nos prazos cronológicos a seguir:


- Casado recentemente (0 - 5 anos)

- Anos médios (6 - 25 anos), que geralmente coincide com a fase de parentalidade ativa.

- Anos mais tarde (26+ anos), também conhecido como o “ninho vazio”.


Nem todos os casamentos se encaixam perfeitamente nessas categorias. Aqueles que se encontram em um segundo casamento podem achar muitas vezes essas fases encurtadas.


No entanto, certos acontecimentos de desenvolvimento geralmente acontecem durante cada estágio.

 

Outra maneira de olhar para as transições no casamento é através de ciclos de crescimento. A maioria dos relacionamentos se movem através de ciclos que incluem:

 

- Romance

- Desilusão

- O amor maduro


Neste contexto, os estágios surgem mais rapidamente, com a desilusão muitas vezes chegando logo após a lua de mel. O amor maduro evolui depois de vários anos de casamento.


Em Os 7 estágios de Casamento (2007), os autores Harrar e DeMaria identificam as etapas como:

 

- Paixão

- Realização

- Rebelião

- Cooperação

- Reunião

- Explosão

- Realização


Como ponto essencial, para um relacionamento no casamento, é compreendê-lo com um processo. Ele evolui. Isso ajuda a saber o que esperar nas várias fases. Caso contrário, as transições normais podem ser mal interpretadas como perda do amor ou razões para o divórcio.

Deus abençoe!

Pr. Reinaldo e Pra. Andréia

Comunidade Família

Deixe seu comentário
Sem comentários cadastrados.

Parceiros

Paróquia Anglicana do Espírito Santo Encristus | Encontro de Cristãos em Busca de Unidade e Santidade GAFCON Igreja Anglicana Comunhão ACNA Igreja Anglicana no Brasil - Diocese de Recife