logomarca
  • Você está em:
  • Página inicial »
  • »
  • A família e as distorções da imagem de Deus

A família e as distorções da imagem de Deus

imprimir tamanho da letra: A- normal A+

A família e as distorções da imagem de Deus
 

Por Pr. Reinaldo de Souza
 

Outro gerador potencial de imagens distorcidas de Deus é a dinâmica religiosa em nossas famílias.


Quando os pais usaram a Deus como um meio para controlar os seus filhos, dizendo-lhes, por exemplo, que Deus não os amava ou que iria castigá-los quando eles não cumprissem as suas ordens de pais, essa atitude negativa teve um forte impacto sobre o retrato de Deus que as crianças pintaram em suas mentes.


Quando os pais oprimiram e reprimiram seus filhos emocionalmente, privando-os de construírem relacionamentos saudáveis com outras crianças, os isolaram de práticas sociais comuns nas idades e necessárias para o desenvolvimento sadio dos filhos, e para fundamentar tais abusos se esconderam atrás de alguma prática religiosa, sem dúvida, essa atitude também teve um forte impacto sobre as imagens negativas que a criança criou de Deus.


Como no caso em que, a mãe ou o pai raramente estavam presentes, porque estavam ocupados demais com a igreja ou com o ministério, isso também teve um impacto sobre a imagem que a criança pintou de Deus.


E, claro, quando uma criança foi abusada emocionalmente, fisicamente ou sexualmente por pais religiosos, ou que talvez até invocassem a Deus para justificar os abusos, quão poderoso e terrível isso afetou a forma como a criança pintou a Deus.


Nessas famílias, foram atribuídos a Deus papéis altamente negativos.


Deus é colocado no papel de agressor, tirano, controlador e punitivo. Quando num sistema familiar são atribuídos a Deus papéis dolorosamente negativos isso terá um forte impacto na formação de imagens negativas e desastrosas de Deus nas mentes das crianças ainda em desenvolvimento.


Eis o motivo de muitos filhos de cristãos e pastores se distanciarem da Igreja e de Deus, irem para as drogas e prostituição, simplesmente por que em suas mentes querem fugir da ideia perturbadora e dolorosa de pertencerem a um Deus abusivo, legalista e tirano.

Visite a nossa Comunidade e aprenda mais sobre um caminho de cura para as nossas imagens distorcidas de Deus.

Forte Abraço!

Deus te abençoe!

Pastor Reinaldo de Souza
Comunidade Família

Deixe seu comentário
Sem comentários cadastrados.

Parceiros

GAFCON Paróquia Anglicana do Espírito Santo Encristus | Encontro de Cristãos em Busca de Unidade e Santidade ACNA Igreja Anglicana no Brasil - Diocese de Recife Igreja Anglicana Comunhão