logomarca

Nossa Identidade

imprimir tamanho da letra: A- normal A+

A imagem pode conter: texto, água e atividades ao ar livre

 

Nós vivenciamos os "Três Fluxos, de um Único Rio" da Igreja
Evangélica, Carismática e Sacramental

 

Na Igreja Anglicana Família vivenciamos os "Três Fluxos, de um Único Rio" da Igreja Cristã. Cada fluxo se concentra em uma pessoa da Trindade. Nós possuímos, reconhecemos o valor e praticamos os três grandes fluxos do cristianismo, que fluem juntos em um poderoso rio de fé:

1. O fluxo evangélico ou reformado:
Este fluxo enfatiza a autoridade suprema das Sagradas Escrituras na fé, na vida e na necessidade de conversão pessoal e discipulado bíblico. Compartilhamos a fé deste fluxo na centralidade da Cruz, na morte expiatória e substitutiva de Cristo por nós e na verdade da salvação somente pela graça através da fé somente em Cristo. Também compartilhamos sua ênfase na urgência do evangelismo e da missão aqui e no exterior. Para mais informações sobre o fluxo reformado no clássico anglicanismo, veja as declarações doutrinais nos 39 artigos da religião. Alguns de nossos pais neste fluxo incluem Martinho Lutero, Willliam Wilberforce, Bispo J.C. Ryle, J.I. Packer e John Stott. Este fluxo enfatiza a obra salvadora de Jesus Cristo, nosso Redentor e Senhor.

2. O fluxo carismático ou pentecostal:
Este fluxo enfatiza a presente obra do Espírito Santo na vida do crente e da Igreja. Defende o papel de todo cristão como ministro que serve com um ou mais dons espirituais, incluindo profecias, palavras de conhecimento, cura e línguas (ver 1 Cor. 14), tudo para a edificação da Igreja. O Espírito Santo nos permite ouvir Sua voz, nos santifica e nos ajuda a permanecer em Seu amor. Alguns de nossos pais neste fluxo incluem John Wesley, Dennis Bennett, John Wimber, Francis MacNutt, Leanne Payne, Randy Clark e Bill Johnson. Este fluxo enfatiza a imanência do Espírito Santo, nosso Santificador, Consolador e Empoderador.

3. O fluxo sacramental ou litúrgico:
Este fluxo enfatiza o papel dos sacramentos do Batismo e da Eucaristia (ou Santa Ceia), e as ordens tradicionais do ministério ordenado, na mediação da graça de Deus. Reconhece que o Espírito Santo esteve atuando na Igreja durante todo período nesses 2000 anos, inclusive nos sete concílios ecumênicos, e Ele nos deu um depósito de fé ortodoxa para nosso benefício e aprendizado. Alguns de nossos pais neste fluxo incluem Agostinho de Hipona, Francisco de Assis, Richard Hooker, C.S. Lewis e J. Budziszewski. Este fluxo enfatiza a transcendência de Deus, nosso Pai e Criador.

Nossos serviços de adoração dominical exibem os três fluxos, mas temos outras reuniões e práticas nas quais um ou dois fluxos são mais destacados do que o outro. 

Por exemplo, nossas celebrações de oração por cura e libertação se baseiam principalmente no fluxo carismático. As nossas devoções individuais variam, e são enriquecidas com extrações das três tradições. Somos encorajados a nos aproximarmos de Deus, não só nos fluxos que nos são familiares, mas também nos outros fluxos, para que possamos adorar a Deus na plenitude da Trindade.

Deixe seu comentário
Sem comentários cadastrados.

Parceiros

Paróquia Anglicana do Espírito Santo Encristus | Encontro de Cristãos em Busca de Unidade e Santidade GAFCON Igreja Anglicana no Brasil - Diocese de Recife Igreja Anglicana Comunhão ACNA